Dietas

As pessoas perguntam-me sobre dietas. Tu que és médica, tu que fazes yoga e essas coisas… o que é que achas que se deve comer? Quantos ovos posso comer por semana? Comes carne? Comes vegetariano?

A meu ver, a resposta é que não há resposta.

Sim, atualmente como carne umas vezes por mês, já comi todos os dias e já deixei de comer totalmente. E assim continuará enquanto fizer sentido. Já comi ovos todos os dias e já deixei de comer ovos, passo semanas em que como muitos e semanas em que não como.

O que eu acho que se deve comer?

O mais natural possível… alimentos na sua essência. E com misturas interessantes para estimular o paladar. E o resto depende. Depende do estado da pessoa, do ambiente em que vive, do trabalho, do que quer alcançar e, mais importante ainda, do que sente quando come o que come.

Para mim a base é comer maioritariamente vegetais e todos os dias, frutas qb, e se forem frescas e amadurecidas naturalmente. Ovos, peixe e carne, depende de como ando e da energia que ando a gastar. Vou comendo mas a frequência e quantidade varia muito. Já percebi por várias experiências ao longo de anos que o trigo e os lacticínios me fazem mal e por isso não como. Gosto mais quando me sinto muito bem. Muito importante é de onde vêm os alimentos. Não o faço regularmente agora porque não me tenho organizado suficiente (não tem sido uma prioridade), mas definitivamente sinto-me muito melhor quando encho a casa de vegetais frescos do mercado, especialmente comprados a produtores com quem me sinto conectada. Comida é vida.

Mas isto é para mim. Acredito que alimentações saudáveis há muitas. Desde que façam sentido para cada um, que sejam coerentes e alinhadas com o bem-estar físico e emocional.

E para ti?

Se não sabes ainda, que tal começar a descobrir?

Anterior
Anterior

Um novo começo

Próximo
Próximo

Finalmente